Depois de alguns dias de negociações entre a X-Adventure, entidade promotora e organizadora do Troféu X-Trophy 2016/2017 e a Federação Nacional de Motociclismo, foi alcançado um acordo que permitirá que pela primeira vez em Portugal se venha a disputar um troféu de resistências de todo o terreno moto e quad sob a égide a instituição que regula a modalidade.
De salientar a boa vontade de ambas as partes, e a proximidade com que as negociações decorreram, o que permitiu que rapidamente se alcançasse este acordo, com óbvios benefícios para a modalidade, participantes e patrocinadores.  
O Troféu X-Trophy dá assim mais um passo importante na sua credibilização, e promete ser o principal animador as pistas de todo o terreno de motos e quads durante esto outono/inverno de 2016/2017.
Ao todo serão cinco as provas que irão integrar o X-Trophy, começando já no próximo dia 20 de Novembro em Santana do Mato, Coruche.  Seguir-se-ão depois a prova de Erra a 11 de Dezembro, a 15 de Janeiro a prova de Ponte de Sor, a 12 de Fevereiro a prova de Coruche e a 5 de Março, a prova de Aveiras de Baixo que terá as honras de ser o evento de encerramento da primeira edição do Troféu.

Luis Pirralho, da X-Adventure: 
"É claro que o acordo alcançado com a FMP me deixa satisfeito. Os responsáveis pela modalidade acreditaram no nosso trabalho e dedicação e decidiram juntar-se a nós.  Isto é muito importante para todos por muitos motivos, e vai permitir que mais gente se junte a este troféu, sobretudo participantes que rapidamente perceberão a mais valia de termos a FMP connosco.
Resta agora que as demais entidades, sobretudo aqueles que têm interesses na modalidade, dêm um pouco mais de apoio e não fiquem imóveis á espera do que possa ir ter com eles.  Pela nossa parte temos total disponibilidade para acolher quem quer que seja."

O Troféu X-Trophy 2016/2017 tem como principais parceiros a X-Adventure, a FMP - Federação de Motociclismo de Portugal, a GoldSpeed, O site Todoterreno.pt, o TR4 Digital, e o portal Imagensdesportivas.com